Loucos e filósofos

domingo, 16 de junho de 2013

"O casaco de Marx - roupas, memória, dor"



                     Quem me acompanha pelo outro blog Um espaço pra chamar de meu, sabe que voltei a estudar no início o ano passado, agora estou no 3º período do curso de Psicologia. No 2º período o professor de Filosofia indicou o livro título do post após uma conversa sobre memórias, lembranças, coisas que sempre me aporrinham e tiram o sono. Eu baixei no tablet ali na aula mesmo, dei uma olhada, comecei a ler, mas tenho um problema sério com essa leitura em meio eletrônico, não curto. Deixei quieto esqueci.
                          Por esses dias o livro voltou à memória por conta do professor indicá-lo para uma amiga, lembrei que tinha e me ofereci para enviá-lo por e-mail para ela. Assim com essa lembrança retornei à leitura e na última 6ª feira encontrei-o na Livraria da Cultura, aqui no RJ. Comprei na mesma hora! Comecei a ler na volta para casa e ontem terminei enquanto esperava para ver a peça "Também queria te dizer - Cartas masculinas" (faço outro post depois sobre).
                       O livro é ótimo, trata das memórias guardadas em roupas e outros objetos, objetos estes que vão além do uso, guardam marcas, lembranças, guardam vidas. É um livro fino, nele tem 3 histórias, 3 momentos, 3 memórias, 3 vidas marcadas por objetos e recordações! 
                          E hoje entendo o tempo que levei para ler esse livro, hoje precisei mexer em coisas antigas, achei os livros da foto abaixo. Mexendo em tudo isso, todas as recordações vieram à minha mente, momentos antigos, passados que não voltam. Em tudo que mexi, guardei, revirei percebi que não são somente "coisas". São minha vida, minha história, minhas lembranças e de outros. Foi um momento bem difícil e doloroso... Mas acho que necessário no contexto de minha vida agora!!! 
                           E você, qual a sua relação com as coisas, roupas, objetos?? Comente e conte um pouco!! Que venha uma semana de construção de novas memórias, novos objetos, novas coisas... 



2 comentários:

  1. Olá,
    Hoje vim conferir esse blog aqui e achei muito legal a postagem. Sabe que uma vez perdi muitas fotos (culpa dos cupins) e foi muito doloroso.
    Náo sabia que tinha tanto apego a elas, até acontecer.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Pois é Ro, tenho papéis, cartões, todos da adolescência, estão lé guardados, tem uns livos também que nunca li, mas foi meu irmão me deu, também na adolescência, os pego e imagino o meu irmão separando para me dar. Não é fácil se desfazer dessas coisas. Fiquei curiosa com a história do livro.

    beijão

    ResponderExcluir

Filosofe comigo também!